Artur Jorge revela como lidou com 'fantasmas' no Botafogo após perda do título brasileiro
MatériaMais Notícias
da dobrowin: Protagonista da arrancada do Botafogo no primeiro turno do Brasileirão, o treinador Artur Jorge revelou como trabalhou para transformar o vestiário da equipe após a temporada de 2023. Em entrevista ao GE, o português afirmou que existiam ‘fantasmas’ no clube, se referindo ao clima negativo em razão da perda do título brasileiro para o Palmeiras.
continua após a publicidade
da 888casino: ➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo
–Os fantasmas existiam, não tenho problema de falar sobre isso. Tenho que me resguardar nessa posição porque parece que eu tenho que me referir ao meu trabalho e ao que eu controlo desde minha chegada. Mas, de fato, é uma situação que não é comum a nível mundial em termos de desempenho ao longo do campeonato.
Aos 52 anos, Artur Jorge chegou ao Rio de Janeiro para vivenciar o maior desafio da carreira. Em situação confortável pelo Braga, clube de coração, o treinador deixou Portugal pela primeira vez e já sabia o que enfrentaria no Brasil.
continua após a publicidade
–Confesso que a primeira imagem que tinha enquanto espectador não era a melhor sobre o futebol brasileiro, justamente pela continuidade massiva de trocas de treinadores. Muitos em cima de um ou dois resultados e isso não mostra estabilidade do projeto e é uma tremenda prova de falta de confiança.
E o Botafogo, pelo passado recente e a alta cobrança, representaria um desafio ainda maior. Mesmo que evitasse relembrar o passado recente nas entrevistas, o comandante afirmou que sempre buscava analisar o próprio trabalho, mesmo que a derrocada alvinegra tivesse sido notícia mundial.
continua após a publicidade
A saída escolhida foi se utilizar do discurso para amenizar as dores e motivar o vestiário.
-Para trás, nada mais a alterar, e isso é fácil de fazer, mais ainda de falar, mas precisava ter formas de materializar. E como faríamos isso? Ganhando jogos.
O início não foi fácil, é verdade: foram duas derrotas consecutivas, diante de LDU e Cruzeiro, porém, a partir do período de adaptação, o Glorioso engatou três sequências invictas. O time só voltou a perder para Bahia e Criciúma, em partidas pelo Brasileirão.
Artur Jorge e inspirações no futebol europeu
Artur Jorge também revelou quais seus espelhos táticos no futebol do Velho Continente: Jurgen Klopp e Johan Cruijff.
-Eu posso aqui destacar dois, com alguma identidade que eu, no jogo, fui buscar. Um deles é o Johan Cruijff, pelo seu conceito de futebol total, futebol moderno, atrativo, dinâmico, em que o caos ofensivo está muito presente, e o Klopp – e pela verticalidade do jogo, com jogadores rápidos, procurando sempre o gol. – disse o treinador.
Com 39 pontos conquistados, o Botafogo é líder isolado do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso da equipe de Artur Jorge é o São Paulo, fora de casa, pela 19ª rodada.
Tudo sobre
Artur JorgeBotafogo