Interessado no Vasco pode denunciar John Textor à Uefa; entenda
MatériaMais Notícias
da leao: De olho em uma possível vaga na Europa League, o Nottingham Forest – representado por Evangelos Marinakis, bilionário grego que recentemente demonstrou interesse em investir no São Paulo e no Vasco – levantou questões sobre um possível conflito de interesses envolvendo o Crystal Palace do empresário americano John Textor.
continua após a publicidadeRelacionadasSão PauloSão Paulo abre venda de ingressos para jogo contra Vasco; valores e como comprarSão Paulo09/06/2025Fora de CampoTorcedores reagem à saída de Payet do Vasco: ‘Estou chorando’Fora de Campo09/06/2025VascoVasco anuncia rescisão do contrato de PayetVasco09/06/2025
da blaze casino: ➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
Textor, que também é dono do Botafogo, detém 43% das ações do Crystal Palace por meio da League Football Holdings e é acionista majoritário do Lyon, da França – ambos classificados para a próxima edição da Europa League.
continua após a publicidade
Segundo os regulamentos da UEFA, clubes sob propriedade ou controle compartilhado não podem disputar a mesma competição europeia. A regra visa evitar conflitos de interesse e garantir a integridade esportiva dos torneios. Nesse contexto, o Crystal Palace corre risco de desclassificação, já que tanto o clube inglês quanto o Lyon conquistaram vaga na mesma competição.
Na última semana, o Crystal Palace se reuniu com o Órgão de Controle Financeiro de Clubes da UEFA (CFCB), em Nyon, na Suíça, na tentativa de esclarecer sua situação e evitar sanções. No entanto, a proposta de John Textor e David Blitzer – outro acionista do clube – de transferir suas ações para um fundo cego foi rejeitada pela entidade europeia, já que o prazo final para esse tipo de reestruturação expirou em 1º de março.
continua após a publicidadeMarinakis de olho em possível punição do Crystal Palace de Textor
Caso o Crystal Palace seja impedido de disputar a Europa League, o Nottingham Forest, que atualmente tem vaga garantida na Conference League, subiria de competição. A Uefa deve emitir uma decisão final até o fim de junho.
Outro fator decisivo será a situação do Lyon. O clube francês chegou a ser desclassificado das competições europeias em dezembro, por problemas financeiros, mas foi reintegrado após cumprir exigências impostas pela Uefa. Apesar disso, segue sob monitoramento do CFCB, e qualquer nova infração pode resultar em nova exclusão.
A disputa pode ainda escalar para o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), caso a UEFA decida pela exclusão do Crystal Palace. O clube inglês deve recorrer em busca de manter sua vaga. Por outro lado, se a UEFA decidir pela permanência do Palace, o Nottingham Forest poderá levar o caso aos tribunais suíços.
📲Para ficar por dentro de tudo deFutebol Internacional, acompanhe as notícias e informações no Lance!.
Tudo sobre
Crystal PalaceEuropa LeagueFutebol InternacionalNottingham Forest